Have an account?

quarta-feira, 3 de março de 2010

Algumas dúvidas sobre Lúcifer


Algumas dúvidas sobre Lúcifer

Como Lúcifer conseguiu seduziros anjos que o seguiram?


Os anjos não teriam nada a perder, mesmo se a rebelião desse errado. Anjos são imortais. O pecado não os levaria à morte física, ou ao fim da existência, por isso eles não temeram se rebelar.
Satanás era regente do coro celestial?
Não. Ele era um "querubim da guarda, ungido". Querubisn não exercem função de adoração no céu. Essa tarefa é delegada aos Serafins. Um querubim está ligado à guarda das coisa santas e do trono e majestade de Deus. A idéias de que Lúcifer era regente do coro celestial vem do versículo 13 de Ezequiel 28, onde se lê: "Em ti foram feitos teus tambores e teus pífaros". Tambores e pífaros nesse texto estão ligados a realiza e não à condição de regente de coro. A maioria dos reis da antiguidade contava com instrumentistas e o texto em questão trata do rei de tiro e faz um paralelo com Lúcifer , menos apenas que o próprio Deus.
Se Deus é onisciênte e já sabia que satanás cairia porque o criou?
Por duas razões:
  1. Deus deu aos homens e anjos o livre arbítrio. Deus sabia que satanás cairia, mas não pode fazer nada a respeito. Deus não pode negar sua prórpria natureza. Deus deu livre arbítrio às suas criaturas e não o tira porque é fiel e imutável.
  2. Para que le servisse de espetáculo e exemplo das consequências que uma rebelião contra Deus pode causar.
Porque então Deus não mata Satanás?
Porque Deus frustaria seu propósito para suas criaturas: o livre arbítrio. Se Deus punisse a satanás com a morte , a adoração a Ele seria ppor medo e não por amor. Anjos e homens passariam a adorá-Lo forçadamente.
Imagine esse diálogo entre dois anjos:
- Você soube da última notícia?
- Não, responde o anjo.
- Lúcifer se rebelou e Deus o matou!
- Sério? Então é melhor continuarmos O servindo, ou do contrário Ele nos matará também.
Deus, como dissemos, é imutável. Não volta atrás em nenhuma de suas decisões, ainda que providencie alguma para reverter um efeito devastador provocado por alguém, como quando providenciou o plano de redenção quando o homem caiu. Ele não impediu o homem de usar seu livre arbítrio, mas providenciou um escape, o plano de redenção.
E se Satanás se arrepender?
  • Sem chance. Satanás não crê na palavra de Deu. Possivelmente ele não creia que terá o fim trágico que está na palavra. É bem possível que ele dreia que a Bíblia não passe de um material prmocional que Deus usa para se promover e fazer todos acreditarem que no final Deus triunfará e o mandará para o lago de fogo e enxofre.
  • Não há provisão de perdão para anjos. "Deus não socorre anjos, mas a descendência de Abrãao". - Hb 2: 16. Quando em Colossenses 1: 19-20 fala de reconciliação de Deus com a criação fala da restauração da ordem anterior à queda e não do arrependimento de satanás como defendem alguns.

Satanás é imperdoavém por vários motivos:

  1. O ser humano e tentado muitas vezes por ele, mas ele foi tentado por quem? O engano se originou dele e todo o mal se originou dele, sendo ele o pai da tentação e da mentira. Os seres humanos nunca desfrutaram da presença de Deus como Satanás, e isso é imperdoável. Não se esqueça que há quem muito for dado, muito lhe será tirado.
  2. Satanás escolheu pecar, juntamente com 1/3 dos anjos que o seguoram. Esta escolha foi voluntáriae individual a cada anjo, ao contrário do homem, que, por ser uma raça herda a herança genética de seus pais e a transmite a seus filhos. Por isso Deus providenciou um sacrifício: a morte de Seu filho Jesus; sacrifício este retroativo e eterno.

Onde Satanás habita?

Nos ares. Efésios 2: 2 afirma que ele é o príncipe da potestade do ar. Essa região é a região que fica entre o céu e a terra. Satanás também tem acesso a terra, (Mateus 4: 3), mas o domínio de Satanás é o primeiro céu, que é a atmosfera terrestre.

Satanás pode se materializar?

Satanás é um anjo caido. Em tese ele tem um corpo espiritual como o dos anjos. A Bíblia afirma em II Coríntios 11: 14 que Satanás se transforma em anjo de luz. Só pode se transformar, quem já tem uma forma definida.

Redação

Palavra Viva

9 comentários:

  1. Já ouvi falar de "crentes"(?) que oram pela conversão de Satanás!
    Não existe no mundo algo mais improvável.
    Excelente explanação das dúvidas sobre esse assunto.
    A misericórdia de Deus é infinita, mas quanto ao diabo, só lhe resta o juízo de Deus, pois como foi dito, ele é o pai da mentira, não é tentado por ninguém, ele mesmo traz o próprio mal.

    ResponderExcluir
  2. Ola Genilda,
    Obrigado por seu comentário. É verdade que muitos tenham e vivam nessa "ignorância" de acreditar na converssão do Diabo. Para o Diabo só lhe resta a justiça de Deus como vc colocou.

    Abraços.
    Visite: www.souvencedor.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo conteúdo de qualidade de seu blog! Fiz uma pequena homenagem, seu blog está na minha lista de homenageados!^^
    Visite http://cliqueboaleitura.blogspot.com/ ,meus sinceros parabéns!
    Genilda Silva

    ResponderExcluir
  4. Eu nem acredito que tem pessoas que acredita na conversão de satanas, pois sabemos que ele e louco pra destruir desgraçar a humanidade de uma vez, ter pena de um ser como este só pode ter problemas psicológicos uma pessoa dessa, ha coisas que só cabe a Deus saber a unica coisa que devemos nos preocupar é com nossa vida diante de Deus e o resto, nosssa mente é pequena demais pra imaginar né?

    ResponderExcluir
  5. otimo estudo esse porem errado na parte q esta escrito Sem chance. Satanás não crê na palavra de Deu. Possivelmente ele não creia que terá o fim trágico que está na palavra. É bem possível que ele dreia que a Bíblia não passe de um material prmocional que Deus usa para se promover e fazer todos acreditarem que no final Deus triunfará e o mandará para o lago de fogo e enxofre. o diabo realmente n tem salvaçao porem ele acredita na palavra de Deus alias ele presenciou e viu cada ato biblico acontecer e sobre profecias biblicas sim ele acredita satanas tem uma inteligencia que nos seres humanos nao recebemos de Deus capacidade suficiente para pelomenos imaginar ou compreender a inteligencia do inimigo entao nos com uma inteligencia tao limitada acreditamos na palavra de Deus ( excetos ateus e pessoas q n acreditam en nada ) vc axa q o inimigo tao inteligente tbm nao acredita ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculper qualquer coisa so tenho 14 anos de idade e 11 anos de evangelho e estudo biblico teologia espiritoologia todosos personagens da biblia e oq elas n mostra solteologia angeologia heuroologia e estudos todas as outras religioes do mundo ate as dos paises poucos conhecidos

      Excluir
  6. Primeiro o criador do mal é Deus e, queria uma explicação qual livre arbítrio tem uma criança de 6a7 anos que não conhece o arrependimento ?

    ResponderExcluir
  7. Onde está na Bíblia que anjo tem livre arbítrio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livre arbítrio é um direito de escolha que Deus deu aos anjos e aos homens. O livre arbítrio Deus criou antes dos anjos. Quando houve a rebelião no céu o livre arbítrio já existia, o bem e o mal estavam diante deles também. Lúcifer e uma terça partes dos anjos (Ap 12: 3-4ª) tiveram o direito de escolha, escolheram o mal (Ez 28: 13-15; Is 14: 11-14). Veja que outros dois terços dos anjos não seguiram Lúcifer (Sl 103: 20-21).

      Excluir

Obrigado por seu comentário.